Sítio Entoá

Permacultura e Produtos Naturais desde 2004

Ecovida e Permacultura

Nosso Sítio é um núcleo do Instituto de Permacultura EcoVIDA São Miguel, que foi fundado em 2007 por um grupo de amigos dedicados em pesquisar e praticar a permacultura. Desde então muitas transformações aconteceram…

Saiba mais sobre esta iniciativa no site ecovidasaomiguel.org

O QUE É PERMACULTURA?

É a integração de vários aspectos da vida em um só termo para se viver melhor no planeta, com respeito mútuo e amor.Banner_Flor_Permacultura

AÇÕES PERMACULTURAIS – ECOVIDA E SÍTIO ENTOÁ – DESDE 2004:

Banner_Flor_Permacultura_Filme1Cultura e Educação: O Centro Cultural da Lapinha foi uma experiência muito rica, um trabalho voluntário de 5 anos construído com o excedente cultural vindo principalmente de BH… eram livros, vídeos, jogos, brinquedos, fantasias, discos… tudo feito por doações. Além da participação de educadores e artistas. Fizemos diversas gincanas, oficinas e até 2 Festivais Culturais sem nenhum financiamento. Foi muito marcante para as crianças e jovens da Lapinha. Hoje funciona na Escola Estadual de Santana do Riacho.

Banner_Flor_Permacultura_Filme4Manejo Ambiental: Quando a gente chegou no sítio era só cerrado baixo, terra compactada, pedra e tabatinga. As pessoas da Lapinha riam da gente quando dizíamos que íamos plantar. Hoje temos uma agrofloresta e diversas espécies de plantas medicinais e frutíferas plantadas no sítio. Só não plantamos mais pois vivemos com a água da chuva e o reservatório ainda é pequeno.

Banner_Flor_Permacultura_Filme2

 

Tecnologias Sustentáveis: Conhecer e implantar o banheiro seco foi fundamental pra gente se estabelecer no sítio. Com ele fazemos o uso inteligente da água… pois a maior cagada da humanidade foi inventar banheiro com água… e assim fechamos o ciclo de voltar para terra os nossos recursos. Assim cresce nossa agrofloresta. Também não precisamos de esgoto, toda água é tratada naturalmente e aproveitada. A terra nos alimenta e nós a alimentamos.

Banner_Flor_Permacultura_Filme3Espaço Construído: Nossa área é pequena, são quase 7.000 metros. Os conceitos permaculturais de setorização, zoneamento, bioconstrução e observação da natureza nos possibilitaram considerar fatores como o sol, os ventos, as chuvas, as plantas e assim decidir como ocupar de forma mais eficiente e menos impactante, de acordo com o que queremos para o sítio.

 

Banner_Flor_Permacultura_Filme5Tecnologias Sociais: São instrumentos para se colocar em prática o amor ao próximo. É a comunicação não violenta, o dragon dreaming, propiciar vivências para que as pessoas se aproximem, convivam e se respeitem. E o próximo são todos os seres… não só a humanidade, como todos os bichos, plantas, pedras…

 

 

Banner_Flor_Permacultura_Filme6Economia Solidária e Geração de Renda: Aqui no sítio fazemos produtos artesanais a partir das plantas medicinais do cerrado e da cultura raizeira. São temperos, cosméticos, fitoterápicos e espagíricos que usamos no nosso dia a dia e também vendemos em feiras.

 

 

Banner_Flor_Permacultura_Filme7Saúde e espiritualidade: Neste momento estamos construindo o Centro Integrado Harpaluz, um espaço para realizar vivências, cursos e atividades que possibilitem a conexão das pessoas consigo mesmas e com o todo. Para isso realizamos os cursos de Bioconstrução, que além de erguer o lugar com esta maravilhosa energia coletiva, aproxima as pessoas do contato com a terra e das práticas para habitar o planeta de forma mais harmônica e respeitosa. Tudo isso é cura.

Queremos contribuir com nossa experiência para que cada vez mais pessoas possam se inspirar e acreditar que podem ser a mudança que o mundo precisa. E essa mudança começa no dia a dia, nas pequenas ações e na capacidade de acreditar que o amor é transformador!

Um pensamento sobre “Ecovida e Permacultura

  1. Pingback: Recado das Flores do Cerrado | Sítio Entoá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s